Cesta básica tem alta de 0,24%, revela pesquisa do Procon

O valor da cesta básica no município de São Paulo registrou alta de 0,24% no período de 6 a 12 de julho, revela pesquisa diária da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em convênio com o Dieese. O preço médio, que no dia 5 de julho era R$ 702,61, passou para R$ 704,31 em 12 de julho.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:
Alimentação = 0,09%
Limpeza = 2,41%
Higiene Pessoal = 0,40%

A variação no mês de julho/2018 ficou em 0,27% (base 29/06/18).

No período de 6/7 a 12/7, os produtos que mais subiram foram:Sabão em pó (kg) 6,63%; Papel higiênico fino branco (com 4 unidades) 3,04%; Arroz (5 kg) 2,92%; Leite UHT (litro) 2,47% e Salsicha avulsa (kg) 2,26%.

As maiores quedas foram: Cebola (kg) -12,73%; Alho (kg) -6,12%; Limpador multiuso (500 ml) -5,36%; Ovos brancos (dúzia) -3,55% e Biscoito maisena (pacote 200g) -2,64%.

Dos 39 produtos pesquisados, na variação semanal, 20 tiveram alta de preço, 18 apresentaram queda e um permaneceu estável. Os produtos que mais contribuíram para a alta no período, em pontos percentuais, foram nesta ordem: Leite UHT (litro) 0,20; Arroz (5 kg) 0,19; Sabão em pó (kg) 0,15; Carne de primeira (kg) 0,11 e Papel higiênico fino branco (com 4 unidades) 0,08.

Fonte: Investimentos e Notícias