Sindilojas realiza palestra para discutir créditos do ICMS

O Sindicato dos Lojistas do Estado do Piauí (Sindilojas) promoveu a seus associados a palestra “Redução e Recuperação de Créditos do ICMS”, na noite dessa quarta-feira (24). O bate papo foi conduzido pelo assessor Tributário do Sindilojas, Sebastião Júnior, e pelo advogado Márcio Tinoco.

Para o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, o encontro representou uma excelente oportunidade de capacitação para os associados. “Iniciativas como essa são importantes para que as empresas possam ter informações com o objetivo de atingir uma economia tributária. A ação da exclusão da base de cálculo do PIS e COFINS do ICMS, por exemplo, vai possibilitar que as empresas tenham uma economia bastante significativa. Neste sentido, a discussão visa trazer informações que serão de grande benefício para a classe empresarial de nosso Estado”, disse.

“O entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF) é que o ICMS antes fazia parte do faturamento da empresa. A partir do momento que a instituição definiu que a empresa é uma mera repassadora do imposto isso irá trazer uma economia financeira substancial para as empresas que estão no lucro real, ou seja onde a tributação é maior. O sindicato ajuizou essa ação em 2007 e a agora os associados vão poder ter direito a receber 17 anos de créditos. O benefício irá trazer uma economia e uma geração de renda bastante significativa”, afirmou o advogado Márcio Tinoco.

Ao final da palestra, os associados que compareceram foram presentados com a inscrição para 24° Convenção Lojista, que será realizada na próxima sexta-feira (26).

Segundo o assessor Tributário do Sindilojas, Sebastião Júnior, no momento de crise de investimentos é fundamental que os lojistas conheçam detalhes do aspecto tributário das empresas. “É extremamente importante oferecer aos associados a possibilidade de conhecer o aspecto contábil, tributário e fiscal já que isso na ordem econômica é a pauta do momento. O país hoje passa por uma crise de investimentos que repercute diretamente na questão do varejo e consequentemente na circulação da economia. O Sindilojas está de parabéns por disponibilizar informações para que os associados possam ter um incremento nas suas atividades e assim evitar determinados procedimentos que podem trazer prejuízos para os lojistas”, afirmou o assessor.