Sindilojas participa de Ciclo de palestras da Policia Militar do Piauí

Nesta quarta-feira (10), o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) marcou presença no Ciclo de Palestras sobre as “Boas Práticas de Policiamento Ostensivo, das Organizações da Policia Militar (OPM’s) da PM-PI. O evento foi realizado no auditório do quartel do Comando Geral e contou com a presença de membros da corporação, entidades de classe e líderes comunitários.

Segundo o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, a participação do sindicato no evento tem o intuito de conhecer as ações da Polícia Militar, desenvolvida no estado do Piauí. “Nossa importância é muito grande porque aqui vamos ver os números em sua totalidade, do que está sendo realizado pela Polícia, e poder analisar essas práticas que irão contribuir para sociedade e nós lojistas, sendo de suma importância esse conhecimento “, afirma.

A realização do Ciclo de Palestras tem como objetivo compartilhar informações das ações, estratégias e das boas práticas que a polícia tem realizado na sociedade com o intuito de reduzir os índices de ocorrências e de criminalidades no Estado, principalmente nas periferias.

O Comandante da Policia Militar, Coronel Rodrigues, comenta que esse tipo de palestra também tem o intuito de interagir com os próprios policiais das unidades da polícia, assim cada um conhecerá as realidades das unidades e compartilham as vivências e práticas que deram bons resultados, mas que muitas das vezes buscam esses conhecimentos em outros continentes e países, e a solução pode estar do lado.

“Esse tipo de palestra é exatamente para que possamos interagir entre nós mesmos dentro das unidades da Polícia Militar do Piauí. Nós buscamos informações para melhorar nosso trabalho em locais distantes, por exemplo:  vamos buscar no velho mundo, na Europa, na polícia inglesa, francesa, espanhola, além do continente americano, mas esquecemos que do nosso lado estão as respostas daquilo que nós queremos. É por isso que hoje estamos aqui com nossas unidades e comandantes que vão palestrar e os demais vão assistir e ouvir para extrair conhecimentos e buscar melhorias em suas áreas de atuação”, enfatizou Coronel Rodrigues.

A Polícia Militar tem atuado para reduzir os índices de violência da capital utilizando de conhecimentos e estratégias inteligentes para coibir atos de insegurança pública do Estado, desde pequenos furtos a homicídios, que vem deixando a sociedade inquieta. Os lojistas e comerciantes estão sendo os principais alvos dos marginais, na cidade de Teresina e no Piauí.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE- Censos Demográficos -1991/2000/2010, o 1º Batalhão da Policia Militar do Piauí cobre uma área correspondente a 21 bairros (Ilhotas, Macaúba, Matinha, Centro, entre outros), totalizando 112.852 pessoas que residem nessa área. Entre as práticas que obtiveram êxito pelo 1º BPM estão as operações de Estandarte I, Major Mayron, Integração, Velho Monge e Operação Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto seguro, além dos projetos Alarme Comunitário, Guardião do 1º BPM e cursos de aperfeiçoamento para tropa implementação do plano estratégico