Sindilojas participa do seminário de Registro Digital promovido pelo SEBRAE

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) participou do seminário de Registro Digital em Teresina, realizado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI).

O evento contou com a palestra especial do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) do Ministério da Economia, André Santa Cruz, que falou sobre as ações de desburocratização e simplificação do registro empresarial promovidas pela Medida Provisória nº 881, mais conhecida como MP da Liberdade Econômica.

O presidente do Sindilojas/PI, Tertulino Passos, ressalta a importância do encontro para debater sobre os aspectos do registro empresarial. “A palestra abordou várias vertentes desse importante tema e as possibilidades que as empresas vão ter para fazer esses registros. Acreditamos que a temática é fundamental porque além de desburocratizar o sistema vai possibilitar uma redução bastante significativa dos custos. Então, para nós lojistas que temos custos elevados é muito importante termos habilidade com essa parte da legislação”, disse o presidente.

“É fundamental a promoção de espaços como esse com o intuito de discutir sobre a lei de liberdade econômica que foi sancionada recentemente pelo presidente. A mesma traz uma grande expectativa para o mercado, pois estabelece uma série de regras para melhorar o ambiente de negócio, diminuindo a intervenção do Estado na economia. Assim, os empreendedores vão exercer suas atividades econômicas e gerar renda para o país”, destacou André Santa Cruz, diretor do departamento nacional de registros empresarial integração do Ministério da Economia.

Durante o seminário, o gestor de Tecnologia da Informação da Junta Comercial, Rafael Oliveira, proferiu uma palestra sobre o “Registro Digital”, que permite a abertura, alteração e baixas de empresas pela internet no portal Piauí Digital. “O encontro serviu para mostrar aos profissionais a facilidade que é fazer o registro de documento perante a junta comercial, com a utilização do certificado digital. O mesmo vai se tornar cada vez mais seguro e célere fazendo com que a instituição se torne ainda mais eficiente. A junta comercial vem galgando patamares de crescimento no cenário nacional e isso vem justamente para melhorar os serviços prestados ao cidadão piauiense”, afirmou o gestor.

A presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, ressalta que esse é um momento ímpar para o registro mercantil se atualizar quanto as mudanças na aplicabilidade da lei da Livre Economia. “É muito importante que a gente possa contar com eventos como esse que é algo enriquecedor. O ideal seria que tivéssemos mais oportunidade de debater temas dessa importância. Só quem ganharia com isso é o empresário do nosso Estado”, ressaltou a presidente.

O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues, afirma que a qualificação dos profissionais é primordial para fortalecer o ambiente de negócios. “É um desejo do empresariado que a facilidade para abertura de novos negócios no Piauí fosse uma experiência mais ágil e prática. É importante que a gente possa ter um pouco mais de conhecimento sobre as medidas que vão ser adotadas, uma vez que com essa nova medida provisória da liberdade econômica vai trazer um conjunto de novas práticas para fortalecer o ambiente de negócios”, declarou.