Notícias

Sindilojas define ações para realização do Natal no centro de Teresina


O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) esteve reunido com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Prefeitura de Teresina representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para discutir ações conjuntas para a promoção do Natal na capital.  A data é a mais importante no calendário do comércio varejista.

Na ocasião, a Secult apresentou o projeto “Natal de Sonho e Luz” que tem o intuito de revitalizar o centro da cidade através de uma decoração especial nos prédios históricos (Clube dos Diários, Teatro 4 de Setembro, Centro de Artesanato e Palácio da Música) e a realização de desfiles com atrações musicais, corais, entre outros.

O presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, destaca a importância do projeto, uma vez que a iniciativa tem o propósito de trazer as pessoas de volta para o centro da capital. “ O Natal está sendo pensado exatamente para agregar valor e trazer as pessoas ao centro, bem como movimentar comércio da cidade, trazendo de volta aquela grandeza do nosso centro.  Já estamos desenvolvendo ações como o desfile do papai noel do Sindilojas  que esse ano acontece no dia 7 de dezembro e marca a abertura do natal do comércio. Tenho certeza que em 2019 será bem mais empolgante porque teremos uma decoração diferente e shows musicais no centro exatamente para retratar esse momento”, afirmou Tertulino Passos.   

Segundo o secretário de cultura Fábio Novo, o projeto foi desenvolvido dentro de um objetivo macro que contemplava primeiramente a recuperação dos espaços culturais. “Os espaços de cultura foram recuperados e estão em pleno funcionamento. E seria preciso pensar algo maior. Assim, nasceu a ideia do projeto porque até então não temos um natal em Teresina do tamanho que a cidade merece. Quando pensamos no projeto a ideia foi fazer um grande corredor de Natal, onde as pessoas pudessem visitar a Igreja São benedito, a avenida Antonino Freire, palácio de Karnak que vão contar com uma decoração especial. Além disso, também teremos apresentações culturais que possam atrair as pessoas para visitar esses locais”, disse o secretário.  

O Sindilojas, juntamente com a CDL dentro da programação do projeto “Natal de Sonho e Luz”, vai promover a distribuição de presentes para as crianças e a realização de shows musicais com artistas locais (Soraia Castelo Branco, Lilly Araújo e Ostiga Júnior). As apresentações acontecem nos dias 7, 14 e 21 a partir das 10:00 horas. Os locais ainda serão definidos pela organização.         

“É um passo muito importante em prol da realização de um Natal diferente onde teremos a realização de atividades tanto de dia quanto a noite, o que vai contribuir para a nossa economia.  O Sindilojas e a CDL vão conseguir proporcionar a geração de empregos e renda.  Já o Governo do Estado por meio do projeto “Natal de Sonho e Luz” vai oferecer um natal mágicos aos teresinenses. Por isso, a importância da união de todos os órgãos no sentido de disponibilizar esse momento a população”, enfatizou Leonardo Viana, vice-presidente do Sindilojas.