Notícias

Trocas de presentes, promoções e volta às aulas aquecem o comércio lojista em janeiro


Passado o Natal e Ano Novo, agora a atenção dos consumidores se volta para a troca dos presentes recebidos durante as festividades, além das aguardadas liquidações/promoções que são comuns no início de cada ano.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Teresina (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, afirma que como forma de fidelizar e satisfazer o cliente o ideal é que dentro das possibilidades de cada estabelecimento, as trocas de mercadorias sejam realizadas. “O mês de janeiro é um período que os consumidores tendem a realizar a troca de presentes por algum motivo ou outro. A orientação é para que as mercadorias sejam trocadas pelos lojistas. Isso é claro, se as mesmas não tiverem avarias e/ou adulteração. Tradicionalmente no começo de cada ano ainda, temos a liquidação de estoques onde os lojistas oferecem bons descontos para quem quer adquirir determinado produto. Esse é um fator que deve movimentar o comércio durante todo o mês de janeiro”, afirmou Tertulino Passos.

Apesar da realização de promoções agora em janeiro, as lojas estabelecidas no centro, bairros e shopping's funcionarão em horário comercial normal.

O início do ano também é responsável por incrementar as vendas de material escolar. Com isso, neste período as livrarias e papelarias funcionarão em horário especial com o acréscimo de uma hora na jornada diária de trabalho. A iniciativa tem como objetivo atender da melhor forma pais e alunos que estão fazendo pesquisas de preços e realizando a compra da lista de material escolar.

Os empresários estão otimistas e pesquisas feitas pelo Sindilojas/PI indicam que as vendas de final de ano possibilitaram um incremento de 5% no setor do comércio lojistas isso, comparando ao mesmo período de 2018. Assim, os lojistas apostam em um crescimento continuo das vendas ao decorrer de 2020.