Notícias

Sindilojas solicita apoio às administrações Municipal e Estadual para fortalecimento do comércio

O comércio lojista de Teresina, de forma gradativa, vem se recuperando e, com isso, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da economia local. Em 2020, a expectativa do setor é que haja aumento nos índices de vendas no comércio varejista, além da geração de emprego e renda para a população. Porém, a preocupação tem sido com os feriados que acontecerão ao longo do ano no meio das semanas, como no dia 21 de Abril (Tiradentes), uma terça-feira, e 11 de Junho (Dia de Corpus Christi), uma quinta-feira.

A grande preocupação se deve ao fato de que, nos dias anteriores e posteriores aos feriados, os estabelecimentos comerciais deixam de receber um número considerável de consumidores, já que os servidores públicos aproveitam os pontos facultativos para se ausentarem de Teresina ou até mesmo do Estado. Assim, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI), vem dialogando com as administrações municipal e estadual com o intuito de manter os servidores públicos em atividade nos dias que antecedem ou sucedem os feriados.

A solicitação do Sindicato aos gestores públicos é exatamente para que não seja concedido ponto facultativo para os servidores públicos nos dias que antecedem ou sucedem os feriados. A medida é justamente para que não haja a descontinuidade da cadeia de consumo, pois os consumidores permanecerão na cidade, gerando, assim, renda e tributos para o Município e Estado do Piauí. 

Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI, afirma que a medida é fundamental para que o comércio continue aquecido em 2020. “Com a inciativa, os consumidores tendem a ficar em Teresina e assim realizarem suas compras, seja no centro da cidade ou nos shoppings localizados na capital ou nas demais cidades do Estado. Isso será de extrema importância para o desenvolvimento do comércio e prestação de serviços tanto a âmbito municipal quanto estadual”, afirmou Tertulino Passos.