Sindilojas disponibiliza manual de reabertura com orientações para lojistas e clientes

A primeira etapa da fase 02 do processo de retomada econômica de Teresina acontece a partir desta segunda, dia 27 de julho, estabelecendo a reabertura de lojas dos setores de bem duráveis do Centro e bairros, seguindo até o dia 03 de agosto com o varejo de vestuário e calçados, juntamente com os shoppings da capital e o Shopping da Cidade. Assim, visando preservar a saúde de clientes e colaboradores, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) elaborou um manual de reabertura do comércio com orientações baseadas nos órgãos oficiais de saúde. O material deve direcionar o retorno das atividades para garantir um ambiente seguro para as compras.

O novo coronavírus mudou de forma significativa a maneira das pessoas se relacionarem e, consequentemente, as atividades comerciais em todo o mundo também sofreram esses impactos. No manual disponibilizado aos lojistas associados, o Sindilojas/PI apresenta orientações e protocolos de segurança que deverão ser utilizados na retomada gradual. Além das orientações, foram disponibilizados também peças informativas para serem dispostas nas vitrines, nos caixas e nos ambientes de circulação dos clientes.

Dentre as medidas que devem ser adotadas durante todo o expediente de trabalho está o uso obrigatório de máscaras de proteção individual e higienização regular das mãos com álcool em gel 70%. Para que os atendimentos aconteçam de forma segura dentro dos estabelecimentos comerciais, as lojas deverão disponibilizar álcool em gel na entrada e no balcão do caixa para que os clientes façam a higienização correta das mãos.

Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI, afirma que as lojas estão preparadas para receber os clientes de forma segura e ressalta que a colaboração de todos será crucial para as demais fases de abertura comercial. “Se todos os lojistas, colaboradores e a população tomarem consciência e seguirem as nossas recomendações, em breve teremos a eminência de um retorno completo das atividades comerciais. Estamos preparados para receber os clientes, todos os lojistas estão adaptados a esses novos formatos de atendimento e os colaboradores já foram treinados para atuarem de forma segura em seus postos de trabalho”, destacou o presidente.

Outros cuidados importantes dentro dos estabelecimentos

- Sinalização no chão com fita adesiva para indicar o distanciamento mínimo entre as pessoas;

- O sistema de ar-condicionado deverá estar desligado e as portas dos estabelecimentos abertas;

- Lojas com elevadores deverão funcionar com 1/3 da sua capacidade;

- Os provadores devem ser higienizados após a utilização;

- As roupas ao serem usadas devem passar por um processo de vaporização e somente após 24 horas deverão retornar para as vitrines;

- As máquinas de cartão deverão estar protegidas com filme PVC e higienizadas com álcool 70%, antes e depois de serem utilizadas;

- Após a saída do cliente, o balcão e as superfícies da loja devem ser limpos com álcool;

Medidas que devem ser adotadas pelos colaboradores

- Os cabelos deverão estar presos, e se possível devem ser lavados todo os dias como medida de prevenção;

- Manter as unhas cortadas e sem esmaltes, com o objetivo de facilitar a higienização das mãos;

- Celulares de uso pessoal devem ficar guardados durante o expediente, uma vez que os smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus.