Notícias

Outubro registra a maior alta do Índice de Confiança das MPEs no ano


O Índice de Confiança das MPEs no Brasil (ICMPE) registrou em outubro a sua mais alta pontuação desde que começou a ser calculado em abril deste ano. Ele atingiu 124 pontos, mostrando o otimismo das micro e pequenas empresas (MPEs) no país.

Segundo o levantamento, 72% dos pequenos negócios estão prevendo faturamento maior até dezembro e 26% desses negócios planejam contratar mais funcionários.

O resultado é apurado pelo Sebrae a partir de uma pesquisa com 5.600 pequenos negócios em todo o Brasil, sendo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano.

O ICMPE é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, indica tendência à expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor aponta para uma possível retração. O otimismo registrado em outubro é 10% superior aos dos meses de maio e junho, quando a confiança não passou de 112 pontos.

Comércio e serviços são os setores que mais acreditam no cenário econômico brasileiro, com 124 pontos registrados, seguidos pela construção civil (123) e indústria (121).

A alta confiança tem como reflexo a perspectiva de melhoria nas vendas de final de ano, beneficiadas nos últimos meses pela queda dos juros e dos impostos concedidos pelo governo, a exemplo da redução do IPI para a compra de automóveis e eletrodomésticos da linha branca.

 

FONTE: CNDL