Notícias

Comércio se recupera e cresce 1,4% em março


O movimento de consumidores nas lojas do país aumentou 1,4 por cento em março na comparação com fevereiro, descontando efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian. Em relação a março de 2012, a atividade varejista avançou 13,4 por cento.

Segundo a Serasa, o crescimento mensal foi impulsionado por promoções realizadas pelo setor automotivo, considerando que estava previsto novo reajuste das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos a partir do início de abril. Em fevereiro, o indicador havia recuado 0,4 por cento.

Embora em 30 de março o governo tenha prorrogado o IPI reduzido até dezembro, houve uma intensificação do movimento dos consumidores às lojas especializadas durante o mês passado. O resultado foi uma alta de 2,4 por cento sobre o movimento em fevereiro, descontados os fatores sazonais.

Também contribuiu para o resultado em março a alta de 1,2 por cento no movimento nos supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos do tipo. O fato do feriado da Páscoa neste ano ter caído em março (em 2012 foi em abril), favoreceu a atividade varejista deste setor no mês passado.

 

FONTE: EXAME