Número de pessoas que regularizaram dívidas bate recorde no 1º trimestre

O número de pessoas que regularizaram as pendências financeiras e deixaram a lista de inadimplentes no primeiro trimestre de 2013 atingiu 7,2 milhões de consumidores e é o maior já registrado para o período desde 2006, quando iniciou a medição.

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, na comparação com o mesmo período do ano passado, o montante é 4,5% maior, sendo que cada consumidor teve que regularizar entre três e quatro débitos de janeiro a março para deixar a lista de devedores.

Na opinião dos economistas da entidade, a expansão das renegociações de dívidas (inclusive por meio da internet), os juros reduzidos, o desemprego baixo, a evolução da renda e o menor ritmo do crescimento do endividamento em 2012, com decréscimo gradual do comprometimento da renda com prestações, foram os principais motivos de aumento na regularização dos débitos.

“Como a inadimplência do consumidor está numa trajetória decrescente, este é um bom momento para o consumidor colocar a sua vida financeira em ordem”, ressaltam os economistas.

FONTE: INFOMONEY