Notícias

Representantes da PMT reúnem-se com Sindilojas/PI e CDL para tratar do Centro de Teresina


Na manhã de quinta-feira (09), o presidente do Sindilojas-PI, Luiz Antônio Veloso, esteve reunido com o presidente da CDL-Teresina, Evandro Cosme; o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Nery; e a secretária executiva de Planejamento, Kaki Afonso, no auditório do Sindilojas-PI. O encontro foi uma continuação das reuniões que já vinham sendo realizadas entre os lojistas e entidades do Poder Público para avaliar a situação do Centro da capital

Na pauta, o Centro de Teresina foi trabalhado no que diz respeito ao trânsito, estacionamentos, fluxo de veículos e pedestres, aumento do número de calçadões, habitação na área e descentralização de alguns serviços próprios do Centro, que tumultuam o acesso na região.

De acordo com os representantes da PMT presentes na reunião, atualmente, o Centro de Teresina é um espaço histórico-turístico, comercial, educacional, pólo de saúde e de serviços. Dessa forma, foi relatada a necessidade de descentralização desses setores da área central da capital para uma melhoria no fluxo dos usuários, tendo os mesmos a opção de utilizar esses serviços em outras regiões de Teresina.

Além disso, a questão dos estacionamentos no Centro foi levantada como prioritária e a necessidade de mais pontos desse tipo de forma vertical e até mesmo subterrânea foi pensada como forma de otimizar os espaços para esses serviços.

Pela visão do presidente do Sindilojas-PI, Luís Antônio Veloso, ao invés de fechar vias no Centro, é necessário pensar na organização e fluidez do trânsito. “A viabilização de transportes alternativos, com um horário de funcionamento mais estendido do metrô, expansão do serviço e a disponibilização de bicicletários na região são algumas alternativas”, reforçou.

Por fim, os presentes acordaram definir um calendário de discussão de pontos específicos relacionados ao Centro, para que os mesmos sejam pensados separadamente e levantadas soluções para melhorias na zona. Outra definição acertada foi a participação do Sindilojas/PI e CDL Teresina no seminário que será promovido pela PMT no mês de junho.

 

FONTE: ASCOM SINDILOJAS/PI