Discutida mudança de abertura no comércio de Teresina

A Câmara Municipal de Teresina vai discutir em uma Audiência Pública a mudança no horário de abertura das lojas do centro da capital. O objetivo é minimizar o congestionamento na região em horário de pico. A proposição é do vereador Rodrigo Martins (PSB), que discursou em tribuna durante sessão de terça-feira (11) para defender a proposta.

A ideia é evitar a coincidência entre o início do funcionamento do comércio e o começo do expediente em repartições públicas e escolas. “No horário de pico está inviável transitar nas principais avenidas, em todas as zonas de Teresina. Sem alterar a jornada de trabalho, sugerimos o início dos trabalhos nos estabelecimentos comerciais do centro a partir das 9h”, explicou Rodrigo.

Para o parlamentar, o debate na Casa Legislativa deve contar, sobretudo, com a presença de comerciários e classe patronal para discutir a temática.

“É preciso observar experiências bem sucedidas em outras cidades, como no Rio de Janeiro, e discutir a viabilidade junto aos trabalhadores e empresários em busca de um bem comum, que é tentar diminuir o fluxo de veículos no Centro nestes horários”, acrescenta Martins.

A vereador Teresa Britto (PV) ressaltou a importância de criar alternativas para a mobilidade urbana. “Se não buscarmos melhorias não saberemos como nosso trânsito vai ficar no futuro. Até aos domingos estamos registrando congestionamentos na cidade”, destaca Britto.

Já o vereador Gilberto Paixão (PT), que representa o movimento sindical dos comerciários na Câmara, afirmou que a possível mudança não trará prejuízos à economia local. “Teresina precisa pensar na questão da mobilidade sem intervenções que custem caro.

Esta ação vai garantir a manutenção da carga horária do trabalhador, além de ser propício ao nosso clima, já que as lojas fecharão no início da noite”, acrescenta Paixão.

FONTE: MEIO NORTE