Notícias

Como a tecnologia pode te ajudar a inovar


Os benefícios estruturais e processuais da tecnologia todos nós já sabemos: maior velocidade de desenvolvimento, eficiência de custo, identificação de oportunidades (big data), disseminação e replicação de informações, entre outros. No entanto, não devemos esquecer que o criador da tecnologia e de quem ela deve estar a serviço é o ser humano.

Algumas iniciativas já entenderam isso e vêm apontando para uma abordagem centrada no indivíduo, ancorada em um propósito integrador e construtivo para a sociedade:

1. Quirky
Quirky é uma plataforma colaborativa para desenvolver e comercializar produtos criados por pessoas comuns. Basta pagar uma taxa simbólica e submeter sua ideia a um processo de avaliação. Se der certo, o Quirky cataloga e cuida da comercialização do produto, dividindo o lucro entre o criador, a comunidade e o site.

2. Catarse
Fundado em 2010 e já bastante conhecido no Brasil, o Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo em que indivíduos, juntos, viabilizam projetos criativos. Possui três pilares essenciais: colaboração, conexão e propósito social. Um meio e tanto de engajar cidadãos em prol do “fazer acontecer”.

3. Wayra
A Wayra é a aceleradora global do Grupo Telefônica e tem como missão reter talentos em tecnologia e inovação em seus países. Para isso, o processo inclui a curadoria e seleção de projetos, os quais recebem a seguir investimentos em mentoria, espaço físico, infraestrutura, ferramentas e apoio à gestão.

 

FONTE: EXAME