Sindilojas/PI discute sobre Requalificação do Centro Urbano em evento promovido pela Semplan

Diagnosticar os problemas de mobilidade urbana, calçamento, arborização, planejamento de espaços públicos e privados. Esse é o objetivo do “Pensar mais Teresina”, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, em parceria com várias entidades voltadas para este segmento. Uma delas é o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí-Sindilojas/PI, que esteve nesta terça-feira (18) representada pelo presidente Luís Antônio Veloso.

O presidente da entidade compôs a mesa de honra do painel Requalificação do Centro Urbano, composta ainda por representante do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e da Semplan.

Segundo a secretária executiva de Planejamento Urbano da Semplan, Kaki Afonso, é necessário trabalhar o centro em todo seu perímetro urbano, incluindo a área histórica. “Estamos pensando em um centro sustentável em sua essência, formado pela combinação de desenvolvimento ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico, intervindo sem excluir”, afirmou.

Entre as proposições colocadas pela secretária executiva estão: busca pela parceria público-privado; elaboração do Plano de Requalificação do centro; e diálogo dos atores externos com o poder público em busca de soluções a curto, médio e longo prazo.

“Precisamos recuperar a mobilidade urbana no centro de Teresina. Uma das maneiras é trazer as pessoas para residirem no centro, promovendo assim o repovoamento da região”, pontuou o presidente do Sindilojas/PI, Luis Antônio Veloso.

FONTE: ASCOM SINDILOJAS/PI