Notícias

Atividade econômica brasileira cresceu 2,5% no primeiro semestre


A atividade econômica brasileira cresceu 2,5% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2012. O aumento foi puxado pela agropecuária, do lado da oferta, e pelos investimentos, na parte da demanda. No acumulado em 12 meses, a atividade registrou aceleração de 1,6% para 1,8%, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica. O desempenho dos seis primeiros meses do ano foi melhor que a alta de 0,6% verificada no primeiro semestre de 2012 (ante o mesmo período de 2011), mas inferior ao observado nos primeiros semestres de 2011 e 2010.

Oferta - Pelo lado da oferta, o resultado da atividade foi impulsionado pela agropecuária, que teve expansão de 12,8% ante o primeiro semestre de 2012, devido à grande safra de grãos. A atividade industrial exibiu crescimento de apenas 0,7% no período. O setor de serviços teve alta de 2,2%.

Demanda agregada - Pelo lado da demanda agregada, a formação bruta de capital fixo (medida do que é investido em máquinas, equipamentos e na construção civil), com alta de 6,5% no semestre foi o principal impulso da atividade.

Consumo agregado - O consumo das famílias, prejudicado pela alta da inflação, cresceu 2,5%, e o do governo, 1,1%.



Fonte: Valor Econômico