Notícias

Energia Solar será discutida durante Fórum entre lojistas e especialistas


A “Energia Solar e suas Aplicações” serão tema do Fórum que o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI) promoverá hoje (06), às 18h30, na sede da entidade.  O assunto já é destaque pelo aspecto voltado ao desenvolvimento sustentável. Mas, ganha ainda mais relevância com a participação do Estado no primeiro leilão de Energia Solar realizado no Brasil, que acontecerá dia 18 deste mês, em São Paulo, quando será leiloada a proposta de viabilidade da produção de energia solar em São João do Piauí, desenvolvida há três anos pela Vensolbras.

Com mais de um bilhão de pessoas no mundo sem acesso a serviços modernos de energia, a prioridade agora são alternativas de energias renováveis com impactos positivos que sejam rápidos e transformadores. Para tanto, o foco em diálogos internacionais se volta para a produção de energias sustentáveis em larga escala e que contemplem países de todo o planeta.

Segundo o presidente do Sindilojas/PI, Luiz Antônio Veloso, a oportunidade de discutir sobre um tema tão atual pode gerar alternativas interessantes e de aplicações possíveis em nosso Estado. “É importante debater um assunto que gere mais qualidade de vida para a população piauiense, agregue valor ao nosso Estado, e utilizando um recurso natural que dispomos o ano todo, o Sol”, pontua.

Durante o Fórum, especialistas da área conduzirão painéis voltados para a produção de Energia Solar, modelos de aplicação e soluções sustentáveis para essa vertente. Bartolomeu Ferreira dos Santos Júnior, Prof. Dr. Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tratará sobre a Geração Solar Fotovoltaica: história, atualidade e desafios futuros; os engenheiros espanhóis Jens Raffelsieper e Jerônimo Beracoechea abordarão, em painéis diferentes, sobre Modelos de comercialização de geradores solares fotovoltaicos, e sobre o caso prático de instalação/funcionamento de um sistema 3,6 KW na Cidade de Timon/MA.

O Sindilojas/PI fica localizado na Rua Des. Freitas, 990 - 2º andar – Centro Norte- Teresina.