Convenção coletiva de trabalho regulamenta comércios nos bairros da cidade

Com base na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014, acordo estabelecido entre o Sindicado dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS / PI), e o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Teresina-PI (SINDCOM – PI), ficam autorizadas alterações no horário de funcionamento das empresas localizadas em bairros comerciais da cidade. Assim, os lojistas dos bairros terão liberdade de funcionar durante os domingos, devendo se limitar a jornada de trabalho, e não ao horário de abertura e/ou fechamento das lojas.

A nova regulamentação traz benefícios, tanto para os lojistas, quanto para os colaboradores, já que agora o quesito horário não fica determinado pela Convenção, e o lojista pode agir conforme a realidade do local onde atua, levando em conta aspectos como fluxo de clientela e a dinâmica do bairro.

O objetivo da alteração desta cláusula na Convenção Coletiva foi facilitar o processo de funcionamento das atividades comerciais em uma região na qual os horários não se adequavam ao funcionamento do comércio do centro. “O readequamento do horário das lojas dos bairros é uma importante conquista para os lojistas da região e também para os consumidores”, explica o presidente do Sindilojas/PI, Luiz Antônio Veloso.

De acordo com a normativa, as alterações tratam da mudança no horário de funcionamento do comércio nessas regiões, mediante pagamento no valor de R$ 35,00(trinta e cinco reais), jornada de trabalho de seis horas, repouso semanal remunerado, entre outros pontos. Para mais detalhes sobre as cláusulas, normas e diretrizes da convenção, acesse o site do Sindicato dos Lojistas, www.sindilojaspiaui.com.br.