Notícias

8 filmes premiados que todo empreendedor deveria assistir


Com a proximidade da entrega do Oscar, é hora de rever alguns filmes que inspiram e ajudam empreendedores. Com a ajuda de Alessandro Saade, professor da BSP - Business School São Paulo e Aloisio Bueno Buoro, especialista em gestão de recursos humanos do Insper, EXAME.com elaborou uma lista de filmes premiados que todo empreendedor deveria assistir.

 

O Lobo de Wall Street

A trama de O Lobo de Wall Street é baseada na história verdadeira de Jordan Belfort, que se tornou um corretor milionário com sua corretora Stratton Oakmont. O filme mostra sua trajetória desde o começo até sua queda. Belfort foi preso por esquemas financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sustentável.

 

 

À Procura da Felicidade

O longa À Procura da Felicidade tem Will Smith interpretando um homem em busca da carreira que acredita e suas dificuldades para chegar ao sucesso. Qualquer empreendedor pode se inspirar e aprender com o personagem. “Brilhante exemplo de determinação, perseverança e foco no resultado. Ele passa por diversas provações, mas não desiste do seu objetivo de continuar aprendendo, de proteger o seu filho, de buscar o resultado da empresa e de evoluir sempre”, afirma Saade.

 

A Rede Social

A Rede Social mostra como surgiu o Facebook e como era a relação de Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin no começo da startup. “O empreendedor que assiste ao filme pode observar diferentes dinâmicas de criação de um negócio. Além disso, outro ponto importante é como gerenciar conflitos entre sócios e até do próprio negócio”, afirma Buoro.

 

 

Amor sem Escalas

No filme Amor Sem Escalas, a tarefa do personagem de George Clooney é viajar e demitir funcionários de outras empresas. Para Saade, o personagem encara a sua função de desligar pessoas como algo sem grande impacto na vida dos outros. “Ao preparar uma colaboradora para trabalhar com ele, por exemplo, ele não se mostra um líder sensível, preocupado com o aprendizado e a evolução dos seus liderados”, explica. Empreendedores que agem assim podem ter problema na gestão de pessoas do seu negócio.

 

 

Coco Antes de Chanel

A trama Coco Antes de Chanel mostra a trajetória de uma designer que começou dividindo como cantora de cabaré e costureira ao mesmo tempo. Para Buoro, é um filme indicado para empreendedores, pois é possível ver como a personagem revoluciona o seu mercado. “Apresenta que o sucesso não é fruto de sorte, mas de uma incessante obsessão e um contínuo aprimoramento das habilidades pessoais”, resume.

 

Invictus

Em Invictus, o roteiro mostra como Nelson Mandela resolveu usar o esporte para unir um país. A maneira como inspira o time de rúgbi é também uma inspiração para empreendedores. “Lindo filme de liderança pelo exemplo e pela simplicidade. Em vez de impor o resultado pela força, usou o amor pelo esporte como ferramenta para unir uma nação”, afirma Saade.

 

 

Jerry Maguire

Em Jerry Maguire, Tom Cruise é um agente esportivo bem sucedido, mas que de repente perde a sua clientela por acreditar que os agentes deveriam tratar melhor os seus clientes. “Ao perder seu emprego e se ver obrigado a empreender no mesmo segmento de onde saiu, é obrigado a se reinventar, e consegue transformar o padrão do segmento onde atua, tornando-se referência”, explica Saade. Esse cenário é comum no mundo do empreendedorismo e pode auxiliar empreendedores menos experientes.

 

O Homem que Mudou o Jogo

No filme O Homem que Mudou o Jogo, o personagem de Brad Pitt é um gerente que tem a tarefa de salvar uma equipe de baseball. “O ponto forte deste filme é a gestão de equipe, considerando a efetividade do curto prazo com um objetivo de longo prazo. Vários eventos da história estão presentes no cotidiano dos empreendedores”, afirma Buoro.

 

FONTE: EXAME