Notícias

3 perguntas essenciais para fazer antes de abrir uma empresa


Antes de entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo, meu pensamento era basicamente: “eu quero empreender, mas não tenho a mínima noção de qual produto ou serviço vender. O dia que tiver uma ideia genial eu começo a minha empresa”.

Apesar dessa linha de raciocínio ser algo natural, ela gera dois problemas: a visão de que uma ideia genial é suficiente para viabilizar um negócio e deixar a geração da ideia ao acaso, sem um planejamento claro de como se iniciar no empreendedorismo.

Hoje, vejo que existem três perguntas que devem ser feitas pelo empreendedor iniciante que podem acelerar muito seu processo de colocar em prática o sonho do negócio próprio.

1. Quais os assuntos que gosto de pesquisar sem ninguém me pedir?
Apesar da prática de um hobby não conseguir gerar dinheiro, na maioria das vezes, ele é um excelente ponto de partida. Uma empresa própria é algo que demanda muito tempo, além de exigir uma busca constante por novos conhecimentos. Se você escolher uma área apenas porque acha que vai dar dinheiro, provavelmente vai se desanimar na primeira barreira que surgir.

No meu caso, desde criança passo o dia na internet. Depois que entrei na faculdade, me interessei muito em pesquisar novas formas de gerenciar empresas e a história de grandes empreendedores. Pronto, essa simples análise já me deu um excelente ponto de partida!

2. Nesses assuntos, qual problema eu conseguiria resolver?
Particularmente, considero o maior problema do empreendedorismo a alta carga tributária e burocrática. Porém, convenhamos, quem sou eu para achar que posso resolver esse problema sozinho?

Por outro lado, percebi que tinha facilidade para explicar conceitos complicados de uma maneira simples e que as pessoas entendiam de forma mais didática. Unir essa habilidade com a área de interesse foi um passo muito importante para começar a tirar as ideias do papel.

Outro exemplo bacana é de um amigo que é viciado em estudar o setor de petróleo. Sabendo que não podia começar uma petroleira do nada, ele decidiu montar um portal de auxílio a estudantes de engenharia de petróleo. Hoje, é uma das maiores referências nacionais na área de orientação profissional no setor.

3. O quanto os clientes sofrem com esse problema?
Agora que você gerou uma ideia de serviço ou produto, é fundamental validar essa ideia com os clientes em potencial. Quanto antes você começar a colher feedbacks de clientes reais, melhor. Para te auxiliar nesse processo, recomendo se aprofundar por meio do artigo Como conseguir clientes no começo da sua empresa.

Millor Machado é empreendedor, sócio-fundador da rede social Empreendemia e escreve no blog Saia do Lugar.

 

FONTE: EXAME