Lojistas debatem sobre o uso de energias renováveis

A energia renovável é um tema que vem sendo pauta em diversos segmentos sociais devido a sua relevância.  Desde que a ANNEL baixou a Resolução 482, que entrou em vigor em 14 de dezembro de 2012, novas diretrizes  de  como  deverá  funcionar  a  micro e mini geração de energia em residências e empresas que o tema vem sendo abordado sistematicamente. Desde então, oficialmente, o cidadão e  empresário comum poderá  produzir  sua  própria  energia  elétrica e até se creditar do excedente produzido. Podendo, inclusive, dentro do  mesmo  Estado,  produzir  em  um município e consumir em outro.

A partir desta premissa, o SINDILOJAS-PI, em parceria com a SATRIX, promoveu um debate sobre as oportunidades de negócios em energia renováveis que aconteceu no último dia 22 de maio, no auditório do Sindicato.  Na oportunidade, o diretor da SATRIX,  Francisco Bastos Sampaio Neto, esclareceu dúvidas e explicou detalhadamente o que trata a resolução e as vantagens do uso da energia renovável.

“Do ponto de vista ecológico, os geradores eólicos e as plantas solares são aliados importantes e naturais das centrais hidroelétricas. Nos períodos que são observados os melhores ventos, maiores níveis de temperatura e luminosidade, período em que os geradores eólicos e as plantas solares são mais produtivas, também são registrados os maiores índices de evaporação nos reservatórios das hidroelétricas, ao mesmo tempo em que a demanda aumenta nas regiões metropolitanas para compensar a elevação de temperatura. Nesse cenário que se repete a cada ano, as fontes alternativas de geração de energias renováveis figuram como supridoras dessa demanda extra e auxiliares redutores do consumo de água necessário para a produção da energia extra”, esclareceu ele.

Ao final da palestra, os lojistas aproveitaram para esclarecer detalhes sobre o funcionamento do sistema, o custo de instalação, o retorno do investimento e as garantias e vantagens.

A Satrix Energias Renováveis é uma empresa brasileira, com sede instalada na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Eusébio, estado do Ceará, que dispõe dos mais modernos equipamentos, ferramentas e tecnologias aplicadas ao desenvolvimento, industrialização e comercialização de "soluções de energia limpa". Capaz de projetar e construir, desde superfícies aerodinâmicas complexas aos computadores de bordo, utilizados em alguns de seus modelos de aerogeradores.  A empresa, além de fabricar quatro modelos de aerogeradores, também distribui painéis e instala plantas solares, destinadas à produção de energia elétrica para consumo residencial, comercial e industrial.