Varejo cresce 4,1% até maio, puxado combustíveis e lubrificantes

De janeiro a maio, o comércio cresceu 4,1%, liderado pelo setor de combustíveis e lubrificantes, de supermercados e de material de construção, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta-feira (5).

O único ramo que mostrou queda no acumulado no ano foi o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Já em maio, na comparação com o mês anterior, foi registrado avanço menor, de 0,8%. Frente ao mesmo período de 2013, a alta foi de 5,2%.

Na avaliação dos economistas da Serasa, o encarecimento do crediário em praticamente todas as suas modalidades, a inflação elevada e a queda dos níveis de confiança dos consumidores vem determinando um cenário de movimento mais fraco da atividade. "No acumulado de janeiro a maio do ano passado, o ritmo de expansão do varejo havia sido de 9,6%."

De maio para abril, apenas os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e o de material de construção tiveram variação positiva. Os demais segmentos do varejo, no entanto, acusaram queda de movimentação no mês passado: móveis, eletroeletrônicos e informática; veículos, motos e peças; combustíveis e lubrificantes e tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

FONTE: GLOBO.COM