Como melhorar as finanças da empresa em menos de 5 minutos

Separar as contas pessoais e da empresa, usar planilhas e administrar bem os prazos são algumas maneiras de organizar a bagunça financeira de uma pequena empresa ou startup. Além disso, é preciso muita disciplina por parte do empreendedor.

EXAME.com selecionou três vídeos do programa Dicas para Empreendedores que podem ajudar nesta tarefa. Em menos de 5 minutos, veja algumas recomendações para organizar as finanças do seu negócio.

1. Aprenda a diminuir os custos

Por onde é melhor começar a cortar custos? Maurício Galhardo, da Praxis Business, conta que é importante o empreendedor avaliar como está a parte estrutural da empresa, pois pequenas mudanças podem ajudar nas finanças da empresa no curto prazo.

2. Organize o fluxo de caixa

José Amato Balian, professor da ESPM, explica que ter um fluxo de caixa organizado é essencial para o sucesso de uma empresa. O empreendedor precisa saber com antecedência se faltará ou sobrará dinheiro no caixa.

3. Atente-se aos juros

Às vezes, donos de pequenas empresas precisam recorrer a empréstimos bancários para investir no negócio. A taxa de juros varia de acordo com a urgência da necessidade do empresário, por isso é preciso avaliar o limite que a empresa pode pagar.

Fonte: Exame