Notícias

B-R-O-BRÓ Cultural qualifica espaço urbano no centro de Teresina


As altas temperaturas caracterizam Teresina de forma particular. Mas, ao mesmo tempo em que esse aspecto diferencia a cidade, também ocasiona desconfortos aos seus habitantes e visitantes. Essa intensidade é ainda mais agravada nos últimos meses do ano, quando acontece o conhecido B-R-O-BRÓ. Inspirado nessa temporada foi lançado nesta terça-feira (04), o projeto B-R-O-BRÓ Cultural, que alia qualificação do espaço urbano e intervenções culturais. O projeto contempla o trecho da Rua Simplício Mendes, entre as ruas Coelho Rodrigues e Álvaro Mendes, centro da capital. 

O B-R-O-BRÓ Cultural é um projeto realizado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, através do Grupo de Projetos Estruturantes (GPE) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEMDUH; e com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A iniciativa também conta com o apoio de empresas privadas, artistas plásticos e movimentos sociais como a CUFA e Salve Rainha. Além das empresas: Revest Car, J Monte, Polipedras e Josélia Carvalho Paisagismo. 

Para Luiz Antônio Veloso, presidente do Sindilojas/PI, o projeto une itens considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “A ação vai gerar mais conforto e comodidade para quem passar pela área. Nosso objetivo é fazer com que o consumidor saiba da importância do papel que exerce para nós enquanto cidadão”, pontua.

A ideia do projeto é conduzir soluções inteligentes que amenizem as incidências solares, provocando um impacto socioeducativo, por meio de espaços de interação para o público. Para tanto, a rua, escolhida pelo grande fluxo comercial e de visitações, recebeu uma colorida cobertura de tecidos leves e convidativos, trabalhando conceitos arquitetônicos de luz, sombreamento e controle de ventilação. Tudo visando um conforto térmico dos consumidores.

A rua possui espaços de vivência e atividades culturais, com uma área reservada para realização de oficinas e exposições de reciclagem; um espaço verde, de estar agradável e contemplação; uma praça de alimentação e ainda um palco para apresentação de bandas, grupos musicais e performances artísticas. 

A essência do B-R-O-BRÓ Cultural é voltada para a necessidade de um processo de ocupação do espaço urbano de Teresina, lacuna que vem sendo discutida pelos lojistas e que consiste em tornar os habitantes em protagonistas, proporcionando novas vivências e transmitindo uma mensagem de identidade cultural para a cidade.

 

FONTE: ASCOM

Veja mais imagens (clique para ver maior) 2014115122258.jpg 201411512241.jpg 2014115122458.jpg 2014115122643.jpg