Relator do projeto da Reforma Tributária debate o tema em Teresina

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) sediou nessa segunda-feira, dia 23, o evento “Reforma Tributária em debate”. Durante o encontro, aconteceu a palestra “Reforma/reengenharia tributária e tecnologia 2017 - Para fazer o Brasil crescer e distribuir rendas com justiça social”, do deputado e relator do projeto da Reforma Tributária, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

O parlamentar apresentou dados e propostas para um sistema tributário que faça o Brasil crescer. “Todas as reformas são importantes nesse momento de grave crise econômica, social e política brasileira. Já foi feita a reforma trabalhista, a terceirização, a do teto de gastos. Agora a mãe das reformas, é a reforma tributária. O país está travado. O Brasil não vai crescer, gerar empregos e temos pessoas e empresas inadimplentes, a não ser que a economia brasileira volte a crescer, com uma reforma, teremos mudança nesse cenário. Nós queremos um modelo simples e de cobrança eletrônica, para simplificar o país, e assim fazer com que as empresas tenham preços competitivos e voltem a empregar as pessoas, para recuperar a economia. Com a reforma, é possível o Brasil voltar a crescer cerca de 7% ao ano. Isso não ocorre há mais de 30 anos”, afirmou o deputado Hauly, que ministrava a 111ª palestra sobre o tema.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) esteve presente no debate. “Quando você aumenta imposto, aumento preço de produtos e reduz postos de trabalho. Precisamos de um projeto claro e que os empresários não sejam mais impactados, principalmente nesse momento de crise”, ressaltou o presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos.

O encontro contou com a presença de deputados, do secretário estadual de fazenda, Rafael Fonteles, empresários, advogados, entidades de diversos setores, prefeitos.