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Após três anos em queda, 2017 registra aumento nas vendas de Natal

As vendas a prazo para o Natal cresceram em 2017 após três anos de consecutivos de retração, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nesta terça-feira.

As consultas para vendas a prazo no período de 18 a 24 de dezembro aumentaram 4,72% na comparação com 2016, sendo a data comemorativa de 2017 com o aumento mais expressivo, conforme as entidades.

Nos últimos anos, as vendas a prazo no Natal tiveram quedas de 1,46% (2016), 15,84%(2015) e 0,7% (2014).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica.

"O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017", afirmou em nota.

Ainda segundo o levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa era de que a data movimentasse cerca de R$ 51 bilhões na economia.

 

Fonte: SPC BRASIL