Sindilojas/PI - 64 anos

As organizações sindicais têm sido desde o século XIX uma ferramenta de transformação social no Brasil. Lutando por novos direitos para cada categoria ou debatendo questões mais amplas da sociedade pelo olhar de quem trabalha, os sindicatos marcaram a história do país.

Tratam-se de associações de direito privado, surgidas a partir da união de um determinado grupo de pessoas, no caso do sindicato patronal, a reunião de empregadores do mesmo ramo econômico. A natureza privada destas entidades foi fortalecida pela Constituição Federal de 1988, ao qual no seu artigo 8º, dispôs que “a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao poder público a interferência e a intervenção na organização sindical”. Ou seja, foi concedida uma maior liberdade de atuação as entidades sindicais.

Porém, algumas das empresas representadas por um sindicato, conhecem apenas o papel negocial dos sindicatos, de defesa da categoria para o fechamento das convenções coletivas de trabalho. Mas, desde a Constituição Federal de 1988, as atividades de um sindicato passaram por diversas mudanças e o trabalho tornou muito mais intenso, exigindo uma postura mais profissional dessas entidades.

No Piauí, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) completa 64 anos de atuação em 2018. A instituição, criada em 23 de fevereiro de 1954, foi reconhecida pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 25 de março do mesmo ano. Atualmente, o Sindilojas conta com mais de 200 associados, que podem usufruir de uma série de benefícios. Entre as vantagens destacamos as assessorias jurídica, contábil e tributária, além de uma série de descontos em diversos produtos e serviços.

Reconhecido atualmente como maior sindicato patronal do Estado, o Sindilojas reúne os principais empresários e comerciantes em busca de condições para o desenvolvimento do comércio local. As principais bandeiras defendidas pelo sindicato são: garantir a saúde financeira da entidade, enfrentar a ação da concorrência, reforçar a representatividade do sindicato, atuar no desenvolvimento do mercado regional, contribuindo para melhoria dos mercados e da sociedade.

Atualmente, entre as demandas das entidades patronais também está a atuação diária junto ao poder legislativo que, em alguns casos, apresentam projetos de leis que prejudicam diretamente as atividades empresarias, e o Sindilojas atua para defender os interesses do segmento varejista, um dos principais geradores de emprego e renda no Piauí.

O Sindilojas reitera o compromisso de atuar ao longo dos anos em defesa da categoria. Recentemente, logrou-se êxito em uma ação que foi impetrada em 2007. A decisão exclui o ICMS da base do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins), uma medida que saiu há pouco tempo e que vai beneficiar todos os associados com a redução da carga tributária.

O trabalho, dessa forma, deve ser sistemático e que os próximos anos sejam de mais união, dedicação e esforço conjunto para o desenvolvimento do nosso estado, da nossa economia e da estabilidade financeira para os piauienses e para os brasileiros. O Sindicato continuará atuando para que esses objetivos sejam alcançados.

Tertulino Passos – Presidente Sindilojas/PI