Sindilojas/PI e Prefeitura discutem desburocratização para abertura de empresas

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, e diretores da entidade estiveram reunidos nessa quinta-feira, 28, com o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, e representantes da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF) e Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), para discutir soluções para desburocratização do processo de abertura de empresas em Teresina.

Durante o encontro, os representantes do Sindilojas expuseram as principais dificuldades enfrentadas pelos lojistas. “Apresentamos na reunião nossas maiores dificuldades, entre elas, o processo de renovação das licenças. Debatemos também possíveis soluções para as questões apresentadas”, afirmou Tertulino Passos.

De acordo com secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, o objetivo da reunião foi promover o diálogo entre os empresários e a Prefeitura, com o objetivo de serem encontradas alternativas benéficas para todos. “Articulei a reunião por compreender que o processo burocratizado é algo desestimulante para antigos e novos empreendedores”, explicou.

Os técnicos da SEMPLAN e SEMF apontaram algumas soluções para acelerar a expedição de licenças e alvarás de funcionamento. Ao final da reunião, ficou definido que um novo encontro acontecerá para que o Sindilojas possa apresentar formalmente uma lista com todos os problemas relacionados ao processo de abertura de empresas.