Institucional

O  SINDILOJAS - Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí. Criada por Miguel Sady em 23 de Fevereiro de 1954, a Entidade foi reconhecida pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 25 de maio do mesmo ano, tendo a sua Carta Sindical Expedita três dias depois.

O Sindicato iniciou suas atividades com apenas 30 associados, todos de Teresina.  Inicialmente, a Entidade se chamava Associação Profissional dos Lojistas de Teresina, logo depois, em procedimento de Assembléia Geral, passou a ser constituído Sindicato dos Lojistas do Comércio de Teresina e atualmente, representando todo Estado do Piauí, recebeu o nome de SINDILOJAS/PI,  Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí.

Durante muitos anos, a sua Sede funcionou no Edifício Artur Ludgren, na Álvaro Mendes, no centro de Teresina. Entretanto, em 1991, na Gestão do Presidente Luiz Antonio Teixeira Veloso, foi transferida para Sede atual, construída em condomínio com a CDL. O novo espaço proporciona um ambiente digno para funcionários e associados.

A trajetória do SINDILOJAS/PI vem sendo marcadas por conquistas que possibilitaram o seu desenvolvimento e fortalecimento enquanto Entidade de Classe. Um fato decisivo ocorreu em 1993 com a ampliação da base  territorial da Entidade por toda a extensão do Estado do Piauí. Já em 1999, foi deflagrada uma campanha para aumentar o número de associados que muito colaborou para a consolidação da Classe e de seus direitos e deveres.

Nestes 58 anos de existência, o SINDILOJAS/PI tem se dedicado aos seus associados, bem como, aos interesse dos mesmos, fato que o consolidou como maior Sindicato Patronal do Comércio do Estado do Piauí. Apesar de todo sucesso conquistado junto aos seus associados, esta Entidade Sindical procura, cada vez mais, as alternativas eficientes para solucionar os problemas de seus associados sem gerar  prejuízos a Classe.

No ano 2004, o SINDILOJAS/PI, através de compra direta, adquiriu da CDL parte do imóvel onde funciona o Edifício Sede e no ano de 2008 por seu presidente, João dos Santos Andrade, empreendeu ampla reforma, proporcionando acessibilidade e conforto aos seus associados.

MISSÃO

"Representar a categoria e prestar serviços, assegurando resultados positivos na defesa dos legítimos interesses"

VISÃO

"Ser o mais representativo e atuante sindicato da região, contribuindo com o desenvolvimento da categoria e da sociedade"

PRINCÍPIOS

•    Ética – Agir com Integridade
•    Democracia – Permitir a Alternância de Gestão
•    Participação – Buscar sempre a Integração
•    Igualdade – Tratar Todos com Justiça
•    Representatividade – Cumprir o Papel com Eficácia

BANDEIRAS

•    Garantir a saúde financeira da entidade
•    Enfrentar a ação da concorrência
•    Reforçar a representatividade do Sindicato
•    Ampliar os serviços aos associados
•    Garantir a alternância de gestão
•    Aperfeiçoar o processo de comunicação interna e externa,inclusive ações de marketing
•    Atuar no desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria dos mercados e da sociedade
•    Promover o aperfeiçoamento técnico dos funcionários e   associados.